Moranga Cabotiã caramelada

Sabe aqueles prato que você lembra fazerem parte da tua vida desde sempre? Pois hoje vamos apresentar o passo a passo de um destes deliciosos prato, a "moranga cabotiã caramelada".
Lembro que minha mãe fazia com frequência este prato quando eu era adolescente e criança... mas como eu sempre digo, o paladar amadurece junto com a gente, e mesmo eu, que sempre fui uma provadora de tudo que surgiu na minha frente, pois sempre acreditei que não teria a oportunidade de comer determinadas coisas duas vezes, não lembro de ter comido este acompanhamento em alguma refeição em casa.
Na verdade, só muito ha pouco tempo que lembro de começar a gostar de misturar doce com salgados, um habito tipicamente alemão.
E ao postar uma foto desta gostosura no meu facebook percebi que também existiam outras pessoas que como eu, foram criadas com ele na mesa, mas que não sabiam preparar.
Bem, eu só consegui porque ao comentar com minha sogra que eu não sabia fazer, ela disse, assim como quem conta uma novidade, rapidinho, como era o preparo e eu não esqueci.
E agora, para assegurar que esta quase receita não fuja mais de mim, deixo aqui o passo a passo, com o desejo de que possamos desfrutar de muitos alimentos antigos que não estão nos livros de receitas.

Moranga Cabotiã Caramelada
Ingredientes
1 moranga cabotiã (usei uma pequena)
1 xícara de açucar* (sempre que preparo caldas uso o açúcar cristal)
água

Modo de fazer:
Primeiramente lave a moranga com água corrente, esponja e sabão (um pinguinho)
Corte ela em pedaços médios, retire as sementes e emborque elas com a "carne" virada para baixo (casca para cima) adicione o açúcar e acrescente água que baste para umedecer este açucar e fazer a moranga cozinhar, leve ao fogo, abafada, e cozinhe até q ela comece a ficar macia, retire a tampa e deixe formar um caramelo ralo dourado. Cuide em manter o fogo baixo para que não queime.

Deliciosa para servir com uma costelinha de porco de panela hummmmmmm... deu água na Boca??
Conheça também nossa Confeitaria virtual no facebook!!!
https://www.facebook.com/aguanabocasobremesaseprodutoscaseiros

Comentários